Cartórios lançam serviço para notificar quando dívida é lançada contra empresa ou pessoa

Os cartórios de protesto do Brasil lançaram um serviço gratuito para notificar cidadãos e empresas sempre que uma dívida for lançada contra o CPF ou CNPJ. Para receber os alertas automáticos da solução, batizada de “Avise-Me!“, é preciso cadastrar dados pessoais ou da própria empresa na plataforma.

Após o cadastro, as notificações são disparadas por mensagem de texto para o celular (SMS) ou por e-mail. A pessoa será avisada sempre que uma dívida for lançada no seu CPF ou no CNPJ da empresa inscrita na plataforma.

Para ter acesso ao serviço, é preciso assinar um termo de adesão, por meio da assinatura digital no portal gov.br, a mesma utilizada para saque de benefícios sociais e trabalhistas. Também é possível fazer a adesão por meio de certificado digital e-CPF ou e-CNPJ, padrão ICP Brasil, formato A3 ou A1.

A iniciativa é válida para dívidas lançadas em qualquer um dos 3.760 cartórios de protesto do Brasil e abrange todas as formas de apresentação de dívidas, sejam físicas ou digitais.

De acordo com o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, a intenção é prevenir golpes e fazer com que as empresas e pessoas físicas saibam que está sendo lançada uma dívida e possam quitar essa pendência antes que passem a ter restrições no crédito.

No AM, quase R$ 200 milhões são recuperados por meio dos Cartórios de Protesto em 2023


Acessar a Notícia Completa


Isso vai fechar em 0 segundos

Precisa de Ajuda?.