Empreendedores conhecem vantagens do protesto extrajudicial durante Semana Global do Empreendedorismo em Manaus
Na tarde desta terça-feira (19), o superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Amazonas (IEPTB/AM), Arivan de Carvalho Nunes, realizou uma palestra com o tema “O protesto extrajudicial como ferramenta na recuperação de crédito”, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado no Centro de Manaus. A exposição fez parte da programação da Semana Global do Empreendedorismo Brasil.
Entre os tópicos da palestra, estiveram introdução ao protesto extrajudicial e sua fundamentação legal, passo a passo do processo de protesto de títulos, benefícios do protesto para credores e desafios enfrentados, casos práticos e exemplos de sucesso na recuperação de crédito e discussão sobre a importância da negociação e mediação no contexto de cobrança.
Arivan Nunes destaca que esse tipo de evento aproxima o usuário e o futuro usuário do serviço de protesto e dos cartórios. “Não podemos partir da presunção de que todo mundo conhece a atividade notarial de protesto. A maioria das pessoas possui medo, acha que é uma coisa muito formal, muito técnica, onerosa. E em uma oportunidade como essa, as pessoas descobrem que é o contrário. Que elas podem, da casa delas e sem nenhum custo, ter acesso a vários serviços que nunca imaginaram que pudesse existir”, explica o superintendente.
Entre os participantes, estiveram empreendedores dos mais diversos ramos, aprendendo sobre o protesto em cartório. Entre eles, esteve Julie Anne Souza, de 27 anos. Confeiteira desde os 20, ela destaca que tinha pouco conhecimento sobre protesto e muitas experiências com clientes devedores.
“Saio daqui com o conhecimento que eu não imaginava. Vai me ajudar muito no meu ramo, de modo que eu não passe mais pelas situações que já passei com relação à clientes que não me pagaram. Eu não sabia o que fazer ou como cobrar, então, na maioria das vezes eu deixava de receber. Agora já sei quais medidas posso tomar e como agir quando isso acontecer”, disse Julie.
Postos de atendimento
A partir do dia 2 de dezembro, o IEPTB/AM passará a ter um posto de atendimento fixo no Sebrae, para disponibilizar serviços voltados aos protestos extrajudiciais, com o objetivo de aproximar ainda mais os cartórios da população. O Instituto já conta com pontos de atendimento no Plaza Shopping, nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs) da capital, com exceção da unidade do Sumaúma que passa por reforma, e no PAC Iranduba.
Além da consulta gratuita de CPF e CNPJ e emissão de boletos de cancelamento de protesto, os postos de atendimento do IEPTB/AM oferecem orientação sobre entrada de títulos ou documentos de dívida para protesto e sobre os serviços gratuitos da Central Nacional de Protestos (Cenprot), que reúne informações de todos os cartórios de protesto do Brasil.
“Este é um movimento de descentralização dos serviços e nada melhor do que ir até onde o usuário está, nos locais onde ele busca resolver coisas relacionadas à vida dele, com acesso gratuito e rápido”, ressalta Arivan Nunes.
Fonte: IEPTB/AM