Em parceria com o Governo do Amazonas, IEPTB/AM inaugura postos de protesto de títulos em unidades do PAC da capital
O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Amazonas (IEPTB/AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc/AM), inaugurou nesta segunda-feira (22), três postos de atendimentos da entidade. As unidades estão localizadas nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PAC) do Parque 10, Studio 5 e Compensa e oferecem serviços voltados aos protestos extrajudiciais, com o objetivo de aproximar ainda mais os cartórios da população.
O presidente do IEPTB/AM, Cloves Siqueira, acompanhou a inauguração da unidade do Parque 10 Mall, na zona Centro-Sul da capital, onde reuniu-se com a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa. Também estiveram presentes a vice-presidente do IEPTB/AM, Silvana Martins Lima, e o superintendente da entidade, Arivan de Carvalho Nunes.
“Essa parceria com o Estado de Amazonas vai facilitar para que a pessoa venha aqui e pesquise o seu CPF. Se houver qualquer pendência de protesto em qualquer estado brasileiro, a pessoa já verifica quem é o credor e se quiser fazer o cancelamento, já sai com um boleto pronto para fazer o pagamento. No protesto, feito o pagamento, a baixa é executada na hora. Nos birôs de crédito como Serasa, Boa Vista, SPC, a baixa vai se dar no dia seguinte. Vale destacar que todo o serviço prestado nesses postos é gratuito”, explicou o presidente Cloves Siqueira.
Além da consulta gratuita de CPF e CNPJ e emissão de boletos de cancelamento de protesto, os postos de atendimento do IEPTB/AM nos PACs oferecem orientação sobre entrada de títulos ou documentos de dívida para protesto e sobre os serviços gratuitos da Central Nacional de Protestos (Cenprot), que reúne informações de todos os cartórios de protesto do Brasil. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h,
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destaca que disponibilizar os serviços de protesto nos PACs é importante pois estes espaços são feitos, justamente, para resolver problemas do dia a dia das pessoas. “Se o cidadão veio aqui, após alguma dificuldade, ele vai poder resolver. Ele vem aqui, consulta o CPF na hora e se tiver qualquer tipo de protesto, ele pode imprimir o boleto aqui mesmo e efetuar o pagamento. Então, é um serviço que a gente quer, com certeza, ampliar ainda mais”, disse a secretária.
Além destes três, Manaus conta com mais cinco unidades fixas do PAC que também devem receber os postos de atendimento do IEPTB/AM nas próximas semanas, assim como nas unidades do interior onde há PACs, sendo elas nos municípios de Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Tefé e Presidente Figueiredo.
Avise-me
Outro importante serviço prestado nas unidades do IEPTB/AM nos PACs é o cadastro no “Avise-me!”, serviço que alerta o cidadão quando qualquer título, em qualquer cartório do Brasil, é levado a protesto em seu CPF ou CNPJ. A notificação pode se dar por meio de SMS, e-mail, ou outro canal que o usuário definir.
“Com o ‘Avise-me!’, os devedores são notificados no momento em que o título em atraso é apresentado para protesto. Ou seja, ele fica sabendo antes que o protesto seja, de fato, realizado, dando a oportunidade de pagar a dívida com mais agilidade e evitando dores de cabeça”, explica o superintendente do IEPTB/AM, Arivan de Carvalho.
Para utilizar o “Avise-me!”, basta criar uma conta gratuita no site do IEPTB (pesquisaprotesto.com.br) e seguir as instruções fornecidas. Com apenas alguns cliques, é possível cadastrar CPF ou CNPJ a ser monitorado e receber as atualizações.
Fonte: IEPTB/AM